Para realizar o congelamento de óvulos, é necessário estimular o crescimento dos folículos presentes nos ovários. Em um ciclo natural, vários folículos são selecionados para crescer, mas geralmente apenas um se destaca e ovula.
Durante o procedimento de congelamento, a ultrassonografia transvaginal permite avaliar quantos folículos existem em cada ovário, o que nos dá uma ideia do número esperado de óvulos para aquele ciclo.
Estimulação ovariana:
A estimulação ovariana é feita para promover o crescimento dos folículos. Contudo, é importante esclarecer que não é possível fazer crescer novos folículos ou aumentar o número de óvulos. Cada folículo contém, no máximo, um óvulo, e nem todos os folículos crescem. Além disso, não é certo que cada folículo que cresce contenha um óvulo e nem todo óvulo coletado estará maduro e pronto para ser fertilizado e congelado naquele momento.
Há um processo de seleção natural nesse tratamento: quanto maior o número de folículos ovarianos, maior o potencial de sucesso. Por isso, em alguns casos, pode ser necessário realizar mais de um ciclo de estimulação. Quando há muitos folículos em um único ciclo, é possível obter um grande número de óvulos — algumas mulheres conseguem coletar cerca de 20 óvulos de uma só vez. No entanto, a maioria das mulheres precisa de mais de dois ciclos para atingir esse número.