Sabemos que cerca de 30% dos casos de infertilidade são causados por fatores femininos, 40% por fatores masculinos, 10% pela combinação de ambos e 20% por causas não aparentes. A doação de embriões é um recurso da medicina reprodutiva que possibilita casais inférteis terem filhos.
Assim como a doação de sêmen e de óvulos, a doação de embriões é um procedimento que aumenta as chances de gravidez de casais que recorrem à fertilização in vitro (FIV), técnica de reprodução assistida com as melhores taxas de sucesso de gravidez.
Neste texto, vamos abordar o que são embriões, a regulamentação da doação no Brasil, quando ela pode ser indicada e como é feito o procedimento de doação em si.
A cada ciclo menstrual, os ovários liberam um único óvulo, gameta feminino fundamental para a fertilidade. O óvulo sai do ovário e é capturado pela tuba uterina para que ele possa começar seu trajeto até o útero.
Os espermatozoides, que atravessam o canal vaginal e a cavidade uterina, chegam às tubas e fecundam o óvulo, dando origem ao zigoto, que é um estágio pré-embrionário. No zigoto, é possível identificar os pronúcleos, feminino e masculino, antes do início da divisão celular, chamada clivagem.
Durante o percurso das tubas uterinas para o útero, o zigoto começa a se dividir, tornando-se um embrião. Cerca de 5 a 7 dias depois do início da divisão celular, o embrião chega ao útero e se fixa no endométrio. Se houver algum problema nesse processo, o casal pode apresentar infertilidade.
A FIV tem 5 etapas principais: estimulação ovariana e indução da ovulação; punção folicular e coleta de espermatozoides; a fecundação em si; o cultivo e desenvolvimento embrionário; e a transferência dos embriões ao útero. Com a doação de embriões, embora seja necessária a preparação do endométrio e da mulher de modo geral para receber o embrião, a FIV segue para sua última etapa, que é a transferência dos embriões doados.
No Brasil, a doação de embriões, assim como a de gametas, é regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que atualiza periodicamente as regras e as normas éticas para a reprodução assistida.
Algumas regras importantes da doação de embriões são:
As regras estabelecidas pelo CFM têm o principal objetivo de dar diretrizes importantes para a realização das técnicas de reprodução assistida pelo país e proteger o casal nesse momento delicado.
A doação de embriões pode ser uma alternativa para muitos casais com dificuldades para engravidar.
Avaliamos cada particularidade dos casais que nos procuram para indicar a melhor conduta de tratamento da infertilidade e potencializar as chances de gravidez.
A indicação de doação de embriões é mais rara que a de gametas, pois geralmente a infertilidade é causada por fatores masculinos ou femininos, não por fatores combinados ou por causas não detectáveis. No entanto, existem casais com problemas de fertilidade mais graves, que somente a doação de embriões pode ajudar.
As principais indicações são:
Os casais que recorrem à FIV para engravidar passam pelas etapas usuais da técnica: estimulação ovariana e indução da ovulação, punção folicular e coleta dos espermatozoides, fecundação em laboratório, cultivo e desenvolvimento embrionário e transferência dos embriões para o útero.
Ao final do processo, o casal pode ter gerado um número de embriões em maior quantidade que o necessário e permitido para transferência. Esses embriões são chamados excedentes e devem, obrigatoriamente, ser congelados por pelo menos três anos. Nesse período, caso o casal queira ter outro filho, pode utilizar os embriões congelados.
Se o casal não quiser mais ter filhos nem manter os embriões congelados, pode optar por doar esses embriões para outros casais inférteis.
Existe ainda a possibilidade de realizar a FIV com doação de gametas (masculinos e femininos) e, posteriormente, transferir o embrião formado para o útero da receptora, procedimento respaldado pelas normas impostas pelo CFM. Dessa forma, garantimos a segurança dessa opção de tratamento.
O diagnóstico de pólipo endometrial à primeira vista pode assustar e gerar muitas dúvidas às […]
Leia +Contato
Gostaria de receber um embrião
Pois eu e meu marido não conseguimos engravidar,com a fertilização um vitro.
Olá, Sirlene!
O número de embriões disponíveis é baixo, sendo assim a indicação é comprar óvulos e espermatozoides de bancos internacionais, de doadores com as características do casal, formar o embrião e assim viabilizar a gravidez.
Abraços, Dra. Adriana de Góes.
E qual o valor desse procedimento? A compra dos óvulos e espermatozóides é feita via clínica? Como se dá esse procedimento?
Olá Rosângela,
Os valores devem ser consultados nos bancos internacionais. É necessário entrar em contato diretamente com eles.
Atenciosamente,