Dra. Adriana de Góes | Reprodução Humana SP | WhatsApp
Dra. Adriana de Góes | Reprodução Humana SP Menu.
Reprodução Humana

Pólipos endometriais

Pólipos endometriais

Pólipos endometriais são estruturas que afetam o útero, órgão do sistema reprodutor feminino importante para diversas funções do corpo feminino, como a gestação. Certas alterações podem provocar dificuldades para engravidar, por isso é importante fazer os exames de rotina e investigar possíveis doenças uterinas.

O útero é um dos órgãos mais importantes do sistema reprodutor feminino. É formado por três camadas: endométrio (camada interna do útero formada por tecido epitelial), miométrio (camada intermediária formada por tecido muscular) e perimétrio (camada externa do útero).

Os pólipos endometriais são projeções (estruturas formadas por tecido endometrial) do endométrio para o interior da cavidade uterina. Eles podem ser únicos ou múltiplos e apresentam diferentes formas e tamanhos.

Ainda não está totalmente determinada a prevalência dos pólipos uterinos, mas estudos mostram que a prevalência é de 7,8% a 34% em mulheres com sangramento uterino anormal. Os pólipos são, em quase sua totalidade, benignos, mas existem casos de malignidade em até 5% dos casos.

Alguns fatores de risco aumentam as chances de malignidade:

Com os avanços em ultrassonografia pélvica, é possível identificar a presença de pólipos endometriais com facilidade. A avaliação da cavidade endometrial deve ser realizada com a ultrassonografia transvaginal, na primeira fase do ciclo menstrual, antecipando a ovulação, em mulheres com ciclos ovulatórios.

Neste texto, vamos mostrar quais são as causas dos pólipos, seus sintomas, os exames de investigação, como são feitos o diagnóstico e o tratamento e como lidamos com a doença no contexto da reprodução assistida.

Causas

As causas dos pólipos endometriais ainda estão em estudo, mas algumas evidências sugerem que eles podem se desenvolver:

Sintomas

Muitas mulheres com pólipos são assintomáticas e, por isso, eles são detectados apenas em exames de rotina.

No entanto, quando produzem sintomas, os mais comuns são:

Todos os sintomas devem ser investigados, principalmente porque muitas doenças apresentam sintomas semelhantes e apenas os exames complementares conseguem determinar o fator (doença) responsável por este desconforto.

Exames e diagnóstico

Os pólipos endometriais são diagnosticados com o auxílio da ultrassonografia pélvica transvaginal. Com o avanço desses exames, o diagnóstico dos pólipos tornou-se mais fácil. Isso é importante porque, diferentemente dos miomas, por exemplo, que têm uma taxa praticamente nula de malignidade, os pólipos são estruturas com maior predisposição para malignidade, principalmente em mulheres pós-menopausa.

Por essa razão, a investigação deve ser feita e o tratamento indicado o mais breve possível.

Tratamento

O tratamento é cirúrgico. É indicada a histeroscopia cirúrgica para a retirada dos pólipos e eliminação da possibilidade de malignidade.

Pólipos, infertilidade e reprodução assistida

Pólipos endometriais

Pólipos endometriais

Os pólipos endometriais podem chegar a ocupar uma parte considerável do útero e impedir tanto a passagem do espermatozoide em seu percurso até a tuba uterina para fecundar o óvulo como o desenvolvimento saudável da gestação, havendo risco de aborto.

Por essa razão, indicamos a retirada dos pólipos antes de o casal voltar a tentar engravidar, seja pelo método natural, seja com o auxílio da fertilização in vitro (FIV), técnica de alta complexidade que eleva significativamente as chances de gravidez.

Compartilhe:

Faça um comentário
Se inscrever
Notificação de
10 Comentários
mais antigo
o mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Enide
1 ano atrás

Pólipo causa perda de libido?

Dra. Adriana de Góes
1 ano atrás
Reply to  Enide

Olá Enide,

As dores e as demais alterações físicas geradas pelos pólipos endometriais podem sim fazer com que o desejo sexual da mulher (libido) sofra alterações, levando à dificuldade em se relacionar intimamente.

É necessário acompanhamento de um especialista para analisar o caso e compreender quais são os possíveis tratamentos que podem ser implementados.

Atenciosamente,

ZILDA DENISE TEIXEIRA LIMA
1 ano atrás

Obrigada pela explicação foi muito útil para minhas dúvidas

Dra. Adriana de Góes
1 ano atrás

Eu que agradeço por acompanhar meu blog!

Abraços Zilda!

Adriane Bernardino Thomaz nakamura
11 meses atrás

Oque poder ser fazer quando ser tem popipo endometrial

Editor
Juliana Mota (@juliana)
8 meses atrás

Olá Adriane, tudo bem?

Recomendo que procure um especialista.

Atenciosamente,

Noemy
8 meses atrás

Tô a um mês tomando anticoncepcional de baixa dosagem uso continuo pra parar evolução da adenomiose e pólipos mais depois que terminei a primeira cartela e iniciei a segunda tô com muita cólicas muitas mesmo igual quando era solteira e tendo escapes. A dor é insuportável

Editor
Juliana Mota (@juliana)
8 meses atrás
Reply to  Noemy

Olá Noemy,

Procure o seu médico para que ele possa avaliar e indicar o melhor tratamento para o seu caso.

Atenciosamente,

Cida
5 meses atrás

Fiz uma cirurgia e retire-o…mas voltaram e durante tratamento c anticoncepcional foi expulso durante a menstruacao

Editor
Dra. Adriana de Góes (@juliana)
5 meses atrás
Reply to  Cida

Olá Cida,

Recomendo que marque uma avaliação com especialista.

Atenciosamente,

Congelamento de óvulos: o que é e quando fazer?

Para que a reprodução aconteça diversos fatores devem ser levados em consideração. A fertilidade feminina […]

Leia +

Contato

Rua do Rócio, 423 - Conjunto 1.406 Vila Olímpia | São Paulo-SP CEP 04552-000

(11) 4750-1170

(11) 99507-9291

Scroll