Dra. Adriana de Góes | Reprodução Humana SP
Menu.
Procedimentos (Os procedimentos são realizados por laboratório de parceiros)
Reprodução Humana

(Os exames são realizados por laboratório de parceiros)

Acupuntura

Acupuntura é uma técnica milenar de origem chinesa, utilizada para fins terapêuticos. As sessões são feitas com a aplicação de finas agulhas em pontos específicos do corpo, de modo a estimular terminações nervosas, desencadeando reações analgésicas e anti-inflamatórias.

Apesar de ser uma terapia relativamente recente no mundo ocidental — em comparação com o uso isolado no hemisfério oriental ao longo de milênios —, a acupuntura é reconhecida como especialidade médica desde 1995 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Já existem diversos estudos que abordam as bases científicas dessa técnica, bem como os benefícios alcançados no tratamento complementar de uma série de doenças. Contudo, o acompanhamento clínico não deve ser negligenciado, tendo em vista a importância do correto diagnóstico e, se necessário, prescrição de medicamentos aliada à terapia alternativa.

O profissional especializado em acupuntura tem conhecimento sobre os princípios da medicina tradicional e da filosofia chinesa, estuda os pontos de acupuntura localizados em várias partes do corpo — os chamados acupontos — e reconhece as várias disfunções associadas.

A teoria que embasa essa técnica divide o corpo humano em 12 rotas principais, chamadas de meridianos, as quais conduzem a energia vital do organismo. As enfermidades, então, seriam decorrentes de desequilíbrio nesse fluxo energético.

Os acupontos representam áreas com intensa atividade nervosa. Já os meridianos são compreendidos como redes interligadas que percorrem o corpo, constituindo, ao todo, mais de 360 pontos de energia, os quais são estimulados com a inserção das agulhas nas sessões de acupuntura, visando à restauração do equilíbrio energético e à redução de dores e disfunções.

Indicações para o tratamento com acupuntura

A acupuntura é indicada como tratamento complementar para uma ampla gama de problemas físicos, associados a doenças respiratórias, gastrintestinais, neurológicas, ortopédicas, oftalmológicas etc. As sessões também ajudam na melhora dos sintomas de insônia, estresse, ansiedade e até depressão.

De acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), as aplicações da acupuntura podem ser destinadas ao tratamento de mais de 200 doenças e sintomas, como dores de cabeça, dores nas costas, rinite alérgica, entre muitos outros.

Assim, a acupuntura tem indicações em várias especialidades médicas. Para citar alguns exemplos:

Como a acupuntura funciona

A acupuntura é realizada com a aplicação de agulhas que estimulam pontos anatômicos ao longo dos meridianos com a finalidade de facilitar o fluxo adequado de energia, aliviando dores e promovendo bem-estar físico e emocional. O mecanismo de ação dessa técnica tem sido evidenciado à luz da ciência moderna, com base nos processos fisiológicos.

A inserção das agulhas nos acupontos estimula as terminações nervosas presentes na pele, nos tecidos superficiais e subjacentes, incluindo os músculos. Com isso, mensagens são geradas no organismo e percorrem os nervos periféricos até atingir a medula e o cérebro.

No sistema nervoso central, neurotransmissores são liberados após esses estímulos, sobretudo a serotonina, produzindo efeitos relaxantes, analgésicos e anti-inflamatórios. Funções imunológicas e endócrinas também são ativadas, favorecendo ainda a modulação das emoções.

Na acupuntura convencional, são utilizadas agulhas bem finas, estéreis, de aço inoxidável e de tamanhos variados. A orientação dos órgãos de saúde é de que essas agulhas sejam de uso único, portanto, descartadas após a aplicação.

As agulhas são inseridas em diferentes pontos do corpo, com base nas queixas apresentadas pelo paciente. Assim como a localização, o tempo de permanência das agulhas também é variável, mas as sessões duram cerca de 40-50 minutos. O tratamento pode iniciar com duas sessões semanais, durante 1 a 2 meses. As visitas se tornam menos frequentes conforme o paciente apresenta melhoras.

A acupuntura é um procedimento indolor e que não necessita de anestesia, uma vez que as agulhas são extremamente finas e a aplicação é realizada por profissionais habilitados e com profundo conhecimento técnico.

Benefícios da acupuntura

A acupuntura ajuda na promoção da saúde por meio de vários benefícios, que vão além da redução de dores, mas reequilibram o organismo como um todo.

De modo amplo, os benefícios da acupuntura incluem:

Além da acupuntura, várias técnicas da medicina oriental são aplicadas em sessões de massagem terapêutica visando à promoção de saúde e qualidade de vida, como auriculoterapia, ventosaterapia e shiatsu. O tratamento mais apropriado para cada paciente é definido a partir de uma avaliação clínica completa, considerando seus sintomas, histórico médico e conclusão diagnóstica.

Compartilhe:

Faça um comentário
O que é DIP?

A gravidez é o sonho de muitas mulheres, porém, sabemos que determinadas doenças e condições […]

Leia

Contato

Rua do Rócio, 423 - Conjunto 1.502 Vila Olímpia | São Paulo-SP CEP 04552-000

(11) 4750-1170

(11) 97264-9552

Scroll