Cerca de 40% dos casos de infertilidade conjugal são decorrentes de fatores masculinos. Na grande maioria dos casos, esses fatores estão relacionados com a qualidade (morfologia e motilidade) e/ou a quantidade de espermatozoides no sêmen ejaculado.
O espermograma é o exame mais indicado para avaliar o sêmen (análise macroscópica) e os espermatozoides (análise microscópica). A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece parâmetros mínimos para que o homem seja considerado fértil.
No entanto, quanto melhores forem os parâmetros, maior a fertilidade masculina.
Se depois de 12 meses – ou 6 meses caso a mulher tenha mais de 35 anos – de tentativas para engravidar, o casal não tiver sucesso, recomenda-se que um especialista seja consultado para orientar o casal e fazer a investigação dos motivos que levam ao quadro da infertilidade.
Neste texto, vamos abordar as indicações do espermograma, quais são os parâmetros mínimos de qualidade, como o exame é realizado e seus resultados.
O espermograma é indicado para:
O espermograma é um exame de baixa complexidade que fornece dados relevantes para a avaliação da fertilidade masculina. Muitas vezes, apenas a realização do espermograma identifica a causa da infertilidade no casal.
Geralmente, com o espermograma solicitamos o processamento seminal. Os resultados já indicam a possibilidade de sucesso da gravidez em técnicas de reprodução assistida.
Alterações seminais têm diversas causas. De modo geral, é importante investigar o que pode prejudicar a infertilidade para propor o melhor tratamento.
É comum solicitar a realização do exame pelo menos duas vezes para comparar, com um intervalo de cerca de 15 dias, pois alguns fatores podem interferir nos resultados do exame.
A OMS determina, respaldada em pesquisas mundiais, os parâmetros seminais mínimos para o homem não ser considerado infértil. Esses parâmetros foram atualizados em 2010.
Os valores encontrados no espermograma são um excelente parâmetro para determinar as chances de gravidez que o casal tem.
Volume do sêmen ≥ 1,5 ml
Concentração de espermatozoides ≥ 15 milhões por ml
Número total de espermatozoides ≥ 39 milhões por volume ejaculado
Motilidade total (PR + NP) ≥ 40%
Motilidade progressiva (PR) ≥ 32%
Vitalidade (espermatozoides vivos) ≥ 58%
Morfologia (forma normal pelo critério de Kruger) ≥ 4%
pH ≥ 7,2
Também existem outros parâmetros mais específicos que podem ser avaliados.
Se houver alguma alteração nesses parâmetros, o homem pode apresentar quadro de infertilidade.
A primeira etapa do exame é a preparação, que varia de acordo com os protocolos de cada laboratório. Esse é um exame que deve ser realizado preferencialmente no laboratório, pois a amostra deve ser analisada em curto período de tempo após a coleta.
Após esse período de abstinência, a coleta pode ser feita no laboratório. Esta é realizada em um recipiente de vidro ou plástico específico e orientada a higienização prévia do local, evitando a contaminação da amostra.
Há uma sala específica para realização do exame, feito por masturbação. Não podem ser usados produtos como lubrificantes, pois a amostra pode ser contaminada e os resultados prejudicados.
A amostra é encaminhada para análise imediatamente, pois a demora pode alterar os resultados de alguns parâmetros.
São feitas duas análises no sêmen: macroscópica (análise dos aspectos do esperma) e microscópica (análise dos espermatozoides).
Inicialmente, os aspectos macroscópicos do sêmen são avaliados: coloração, liquefação, volume, viscosidade e pH.
Qualquer alteração nesses parâmetros pode indicar problemas no sistema reprodutor masculino. A análise e a interpretação dos dados fundamentam a escolha da melhor conduta terapêutica.
Os aspectos microscópicos do sêmen, ou seja, dos espermatozoides, são analisados na sequência, verificando: concentração e número total de espermatozoides, motilidade total e progressiva, vitalidade e morfologia.
Alterações nesses parâmetros seminais também devem ser investigadas, pois são fundamentais para a fertilidade masculina.
A gravidez é o sonho de muitas mulheres, porém, sabemos que determinadas doenças e condições […]
LeiaContato
Gostaria de saber tudo sobre preparo, a coleta do espermograma
Como é a sala de coleta do espermograma
Gostaria de saber também sobre a cultura de secreção URETRAl
Como é feita ?
Olá Jarioa, tudo bem?!
O espermograma é colhido através da ejaculação espontânea feita por masturbação.
Se não houver essa possibilidade, é feito a punção testicular para o tratamento de reprodução assistida.
Veja mais detalhes a respeito em nosso e-book sobre infertilidade masculina.
Toque no link para ver o material: https://mkt.adrianadegoes.med.br/e-book-guia-pratico-sobre-a-infertilidade-masculina-dra-adriana-de-goes
Em relação as características da sala de coleta, sempre é pensado na privacidade do paciente, assim como total descrição quanto ao procedimento. Mas isso pode variar de acordo com a clínica que será colhida o exame. Eu só posso falar pela clínica onde junto com o paciente escolho para realizar os procedimentos.
Sobre o exame de cultura…
Para homens, a cultura de secreção uretral é feita com um Swab (uma espécie de cotonete) que é introduzido na uretra para avaliar a secreção, provavelmente de um processo infeccioso que precisa ser esclarecido para ser adequadamente tratado.
Para mulheres, normalmente esta avaliação é feita através do exame de urina.
Abraço, Dra. Adriana
Boa tarde, gostaria de saber se ocorre alterações no resultado do espermograma, caso o período de abstinência não tenha sido respeitado
Silmara,
O período de abstinência para a realização do exame é de no mínimo 2 dias e no máximo 7 dias, e sim, o não respeito a esse período pode interferir no resultado.
Abraços.
Olá, esse foi o resultado do meu espermograma, estou confuso com a questão da mobilidade, ela está normal? Deve somar os 37% de espermatozoides progressivos com os 9% móveis? Dando 46%?
ABSTINÊNCIA SEXUAL : 4 Dias
VOLUME : 3,6 mL
ASPECTO APÓS LIQUEFAÇÃO : HOMOGÊNEO
COR : OPALESCENTE
VISCOSIDADE : NORMAL
PH : 7,7
COAGULAÇÃO : NORMAL
LIQUEFAÇÃO : COMPLETA
CONTAGEM DE ESPERMATOZÓIDES : 56 milhões/mL
ESPERMATOZÓIDES MÓVEIS : 9 %
ESPERMATOZÓIDES PROGRESSIVOS: 37 %
VITALIDADE : 59 %
AGLUTINAÇÃO : AUSENTE
MORFOLOGIA NORMAL : 29 %
LEUCÓCITOS : 100 /mm3
HEMÁCIAS : 100/mm3
Olá Luis,
Não é possível avaliar por aqui, recomendo que consulte o especialista.
Atenciosamente,