Dra. Adriana de Góes | Reprodução Humana SP Menu.
Reprodução Humana

Como calcular o período fértil

Como Calcular o Período Fértil?

Uma das fases do ciclo menstrual é a ovulação, quando o óvulo é liberado pelo folículo no ovário e começa seu percurso até a tuba uterina, onde pode ser fecundado pelo espermatozoide. Esse é o período fértil da mulher, mais propício à concepção.

Se o casal souber fazer o cálculo desse período, que é simples, as chances de gravidez são maiores.

Aqui, vamos mostrar como acontece o ciclo menstrual, explicar suas fases, apresentar as diferenças entre ciclos regulares e irregulares e demonstrar como calcular o período fértil.

O ciclo menstrual

Saber como ocorre o ciclo menstrual é importante para entender como calcular o período fértil.

O ciclo é dividido em três fases: folicular, ovulatória e lútea. Ele começa no primeiro dia da menstruação e termina no dia anterior ao início do próximo fluxo menstrual.

Dessa forma, a menstruação é o começo e não o final do ciclo.

Cada uma dessas etapas é fundamental para que o corpo da mulher se prepare para a gravidez. Um desequilíbrio pode levar à infertilidade.

1. Fase folicular

A primeira fase do ciclo menstrual é chamada folicular e ela ocorre quando não há fecundação do óvulo no ciclo anterior.

Nesse caso, o endométrio, que foi preparado com hormônios e se tornou mais espesso, descama e é eliminado na menstruação.

Caso ocorra a fecundação, o embrião é direcionado para o útero e tenta se fixar no endométrio. Se a fixação for bem-sucedida, inicia a gestação.

Também na fase folicular, a hipófise, glândula endócrina com diferentes funções no organismo e situada na base do cérebro, produz o hormônio folículo-estimulante (FSH), que estimula o crescimento dos folículos nos ovários, até que um deles atinja 18 a 20 mm.

2. Fase ovulatória

A fase ovulatória é fundamental para a concepção. Depois que um folículo atinge cerca de 20 mm, o corpo da mulher precisa fazer com que ele se rompa e libere o óvulo para ser fecundado.

Para isso, o organismo intensifica a produção de estrogênio, hormônio feminino que estimula o aumento da produção de outro hormônio, o luteinizante (LH), cuja função é provocar o amadurecimento e rompimento do folículo para que o óvulo possa ser capturado pela tuba uterina e fecundado pelo espermatozoide.

3. Fase lútea

A fase lútea é a última do ciclo menstrual e tem duração média de 14 dias. Depois que o folículo libera o óvulo, ele se modifica e passa a ser chamado de corpo-lúteo, quando aumenta a produção de progesterona para dar continuidade à preparação do endométrio.

Este fato acontece, pois a liberação do óvulo indica que a fecundação pode acontecer em pouco tempo, portanto o corpo feminino precisa estar preparado para o início da gravidez.

Se não houver gravidez, o corpo-lúteo degenera e o ciclo menstrual reinicia. Se o embrião se fixar no útero e tiver início a gravidez, o corpo-lúteo passa a produzir progesterona para favorecer a fixação do embrião no útero materno.

Ciclos regulares e irregulares

O ciclo menstrual pode ser regular ou irregular. Ele é considerado regular (geralmente de 28 dias) quando tem praticamente a mesma duração ao longo do ano.

Se a mulher menstrua sempre a cada 30 dias, por exemplo, o ciclo dela pode ser considerado regular. Ciclos regulares de 25 a 35 dias são comuns.

É mais fácil determinar a ovulação em ciclos regulares, uma vez que ela acontece geralmente no meio do ciclo, portanto no dia 14 em um ciclo de 28 dias.

Em ciclos irregulares, com durações diferentes ao longo do ano, é mais difícil determinar esse momento.

A mulher pode até mesmo não ovular (anovulação), o que impossibilita a fecundação. Para identificar o período fértil em ciclos irregulares, é importante ficar atenta aos sinais do corpo ou, o que é mais recomendado, fazer testes de ovulação, utilizando saliva ou urina, seguindo as instruções de cada teste.

Sinais da ovulação do corpo feminino

O corpo da mulher manifesta alguns sinais quando está se preparando para a gestação:

Cálculo do período fértil (ciclos menstruais regulares)

Como Calcular o Período Fértil?

Como Calcular o Período Fértil?

Considerando as fases do ciclo menstrual e sabendo que a ovulação acontece no 14º dia do ciclo menstrual regular de 28 dias, para calcular o período fértil é necessário contar 14 dias a partir do início da menstruação.

O período fértil se estende normalmente de três dias antes a três dias depois da ovulação (11º ao 17º). Esse é o momento mais propício à fecundação.

Compartilhe:

Faça um comentário

2 respostas para “Como calcular o período fértil”

  1. Victória disse:

    Eu quero engravidar, o meu ciclo é irregular não estou vendo como está muito complicado.

    • Dra. Adriana de Góes disse:

      Olá, Victória!

      Quando a mulher tem ciclo menstrual irregular, não é possível calcular o perdiodo fértil. O indicado é você anotar a data de pelo menos três menstruações e agendar uma consulta com um especialista para assim calcular o periodo. Caso o ciclo seja muiot irregular, é sinal de falta de ovulação, então teriamos que fazer uma estimulação para viabilizar a gravidez.

      Boa sorte! Abraços, Dra. Adriana de Góes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reversão de laqueadura: quando pode ser indicada?

Você ligou as trompas, mas se arrependeu e quer ter filhos biológicos naturalmente? Saiba como a reversão de laqueadura pode ajudar e em que situações é indicada. Acesse o link e leia no blog!

Leia +

Contato

Rua do Rócio, 423 - Conjunto 1.406 Vila Olímpia | São Paulo-SP CEP 04552-000

(11) 4750-1170

(11) 99507-9291

Scroll