O congelamento de óvulos tem como objetivo principal oferecer às mulheres a opção de adiar a maternidade, preservando a fertilidade. Se você tem dúvidas sobre querer ou não ter filhos no futuro, congelar os óvulos pode ser uma decisão libertadora. Muitas mulheres descrevem uma sensação de alívio absoluto após realizarem esse procedimento.
Com as pressões sociais constantes sobre ter filhos, casar-se ou optar por uma gestação independente, congelar seus óvulos permite que você adie essa decisão e reflita mais sobre o que realmente deseja para o seu futuro. Fazer isso antes dos 35 anos é o ideal, devido à qualidade e quantidade dos óvulos serem melhores.
Tempo de Armazenamento dos Óvulos Congelados
Os óvulos congelados não têm prazo de validade, o mesmo vale para os embriões. Portanto, não há pressa para utilizá-los. Você pode respirar, se acalmar e, quando sentir o desejo de engravidar, os óvulos estarão disponíveis sem nenhum prejuízo em sua qualidade, independentemente do tempo de congelamento.
Não importa se um óvulo foi congelado há cinco anos ou vinte anos, ele permanecerá intacto, vitrificado, e sem sofrer interferências externas.