A importância de congelar óvulos para as mulheres com endometriose, se dá em razão da possibilidade de preservar a fertilidade caso seja necessário realizar cirurgias ou tratamentos de longo prazo com medicamentos. A endometriose é uma doença crônica que afeta milhões de mulheres ao redor do mundo, apesar de ser uma doença benigna, acarreta riscos significativos para a fertilidade feminina. O manejo da endometriose por profissionais especializados é fundamental para a obtenção de resultados bem-sucedidos.
Entenda o que é endometriose, como este problema afeta a fertilidade feminina e o motivo do congelamento de óvulos é tão importante.
O que é endometriose e quais são os seus sintomas?
A endometriose é uma doença crônica que afeta a saúde das mulheres, caracterizada pela presença de tecido endometrial – o mesmo que reveste o interior do útero – em outras partes do corpo, como o ovário, o intestino e a bexiga.
Os sintomas mais comuns da endometriose incluem:
- fortes dores abdominais e pélvicas;
- dor durante ou após a relação sexual;
- cólicas menstruais intensas;
- dor ao urinar ou evacuar.
Segundo o Ministério da Saúde, a infertilidade atinge cerca de 40% das mulheres com endometriose, o que torna ainda mais relevante a importância de congelar óvulos.
Fatores de risco para endometriose
Apesar da causa exata da endometriose ainda não ser conhecida, existem alguns fatores de risco que podem aumentar a probabilidade de desenvolver endometriose.
Esses fatores incluem:
- história familiar de endometriose;
- períodos menstruais dolorosos;
- primeira menstruação (menarca) muito cedo;
- tabagismo;
- obesidade;
- cirurgia ginecológica pode aumentar o risco de desenvolver endometriose.
Quais são os tratamentos disponíveis para a endometriose?
Embora não haja cura para a endometriose, existem tratamentos que podem aliviar os sintomas. É importante estar atento aos fatores de risco e procurar tratamento precocemente, se necessário.
Os tratamentos disponíveis para a endometriose dependem do tipo e gravidade da doença. O tratamento geralmente inclui:
- medicamentos para controlar os sintomas, como dor e sangramento;
- procedimentos cirúrgicos para remover o tecido endometriótico;
- cirurgia mais invasiva, como a histerectomia, para remover o útero (casos mais graves);
- terapia hormonal;
- inibição da ovulação.
A importância de congelar óvulos para a mulher com endometriose que deseja engravidar
O congelamento de óvulos pode ser uma ótima opção para mulheres que têm endometriose e desejam engravidar no futuro. O processo de congelamento de óvulos permite que as mulheres armazenem seus óvulos saudáveis até que estejam prontas para engravidar. Com a criopreservação a mulher pode usar os seus próprios óvulos saudáveis para fertilização in vitro. Além disso, o congelamento de óvulos também pode ajudar a reduzir o risco de complicações durante a gravidez e o parto.
Vantagens de congelar óvulos antes de iniciar o tratamento da endometriose?
Congelar óvulos antes de iniciar o tratamento da endometriose pode oferecer inúmeros benefícios para as mulheres. São elas:
- Preservar a fertilidade feminina para o futuro, mesmo se o tratamento da endometriose reduzir a quantidade de óvulos remanescentes.
- Ajuda a proteger a mulher de possíveis complicações relacionadas ao tratamento da endometriose.
- Aumenta a possibilidade de coletar óvulos mais saudáveis e prontos para uso quando houver o desejo de engravidar.
Quais outras doenças que comprometem a fertilidade e tornam o congelamento de óvulos uma necessidade importante
Muitas mulheres estão optando por congelar seus óvulos para garantir que possam ter filhos mais tarde na vida. Isso se tornou especialmente importante para aquelas que têm determinadas doenças que podem afetar sua fertilidade. Existem algumas doenças em particular que tornam o congelamento de óvulos uma necessidade importante para as mulheres.
- Câncer de ovário
- Câncer do útero
- Tratamento oncológico com necessidade de quimioterapia.
O congelamento de óvulos pode dar às mulheres a segurança de que podem ter filhos, mesmo que a doença afete sua fertilidade.
Acesse gratuitamente: Guia prático sobre infertilidade feminina.
Agora que você entendeu a importância de congelar óvulos. Apesar de ser uma excelente escolha para as mulheres com endometriose e outras doenças, antes de tomar essa decisão, também é muito importante que você consulte um especialista para avaliar se essa é a melhor opção para você e solicitar os exames necessários.