Uma das formas de aumentar as chances de engravidar é conhecendo o seu ciclo menstrual e o período fértil. No entanto, a irregularidade desse intervalo pode tornar essa tarefa mais difícil deixando muitas mulheres em dúvida sobre quantos dias dura um ciclo menstrual irregular.
A frequência do ciclo menstrual é um indicador da saúde reprodutiva. Por isso, alterações podem ser sintomas de doenças ou condições que podem dificultar a gravidez.
Assim, neste texto vamos mostrar quantos dias dura um ciclo menstrual irregular e como ele se relaciona com a infertilidade feminina. Boa leitura!
O que é o ciclo menstrual?
O primeiro ciclo menstrual acontece na adolescência e marca o início da vida reprodutiva, que termina com a menopausa. É considerado regular quando tem 28 dias, mas períodos entre 21 e 35 dias também são definidos como regulares. Quando esse intervalo é maior ou menor, o ciclo menstrual é chamado de irregular.
Durante esse período de 28 dias o corpo se prepara para uma possível gravidez. Por influência hormonal, alguns folículos ovarianos se desenvolvem, mas apenas um amadurece por completo. O óvulo, o gameta feminino, se encontra dentro dele e é liberado na ovulação em direção a uma das tubas uterinas para esperar o espermatozoide, o gameta masculino.
Para ilustrar melhor essa relação, imagine os ovários como cacho de uvas. Cada uva representa um folículo ovariano e a semente da uva, o óvulo. Assim, quanto maior o cacho de uva (ovário), maior a fertilidade feminina.
A camada interna do útero, endométrio, também fica mais espessa para receber o embrião. Se a fecundação não acontecer, descama dando origem à menstruação. Esse ciclo se repete até o fim da fase reprodutiva.
O que caracteriza um ciclo menstrual irregular?
O ciclo menstrual é considerado irregular quando ele está fora do período normal, entre 21 e 35 dias. Além disso, outros fatores são considerados para identificar um ciclo menstrual irregular, como:
- alteração do intervalo entre um ciclo e o outro, sendo mais ou menos espaçado;
- aumento ou diminuição do fluxo menstrual;
- variação no número de dias da menstruação entre os ciclos.
Entre os tipos de irregularidade menstrual, a oligomenorreia e a amenorreia se destacam por estarem relacionadas com a síndrome dos ovários policísticos (SOP). A primeira é caracterizada por ciclos com mais de 35 dias e a amenorreia é a ausência da menstruação por 3 meses ou mais.
Quantos dias dura um ciclo menstrual irregular?
De forma resumida, depende. O ciclo menstrual não funciona como um reloginho todos os meses e alguns fatores podem influenciar sua duração tornando-o irregular. São definidos como irregulares os ciclos menores que 21 dias ou maiores do que 35 dias e se os intervalos variarem de mês para mês.
Ao saber quantos dias dura um ciclo menstrual irregular, você consegue ficar atenta aos sinais que indicam algo mais grave, como doenças e condições que colocam em risco a sua saúde reprodutiva.
Principais causas do ciclo menstrual irregular
Entre os fatores que podem causar alterações no ciclo menstrual estão:
- doenças (SOP, miomas uterinos e endometriose), por exemplo;
- problemas na tireoide (hipotireoidismo e o hipertireoidismo);
- obesidade;
- transtornos alimentares;
- excesso de atividade física;
- estresse;
- mudança na pílula anticoncepcional;
- efeito colateral de alguns medicamentos (antidepressivos e antipsicóticos).
Outra possibilidade é devido às variações hormonais que ocorrem ao longo da vida. O ciclo menstrual irregular também pode acontecer naturalmente durante os 2 primeiros anos após o início da menstruação e com a proximidade da menopausa.
Qual a relação entre o ciclo menstrual irregular e infertilidade?
Além da dúvida sobre quantos dias dura um ciclo menstrual irregular, muitas mulheres se questionam sobre a relação dessa irregularidade com a infertilidade feminina. Mas a irregularidade menstrual não é um motivo para preocupação por si só. O atraso ou o adiantamento do ciclo em alguns dias e as alterações passageiras não indicam, necessariamente, um problema de saúde.
No entanto, os casos em que o ciclo menstrual irregular acontece há mais de 3 meses e é acompanhado por outros sintomas, como dores pélvicas, alteração do fluxo menstrual e cólica intensa, devem ser investigados por um médico. A menstruação irregular é um sintoma de algumas doenças que atingem o sistema reprodutor feminino e podem dificultar a gravidez por provocar um distúrbio ovulatório.
O ciclo menstrual irregular dificulta o cálculo da ovulação, tornando menos precisa a identificação do intervalo do período fértil, quando há maior chance de gravidez, que ocorre alguns dias antes e depois da ovulação.
Além disso, a irregularidade pode causar a ausência de ovulação, dependendo de cada ciclo. O indicado é que a fertilidade conjugal seja avaliada quando o casal apresentar dificuldades para engravidar ou se presentes outros sintomas.
Diversos fatores podem causar irregularidade menstrual, como estresse, doenças, medicamentos e outros. Por isso, a resposta para quantos dias dura um ciclo menstrual irregular depende de cada organismo. Porém, ele pode ser um sintoma de algum problema, principalmente se o casal estiver com dificuldade para engravidar. Nesses casos o ideal é procurar ajuda médica.
A infertilidade pode estar relacionada a problemas femininos, masculinos ou ambos e deve ser investigada quando o casal tenta engravidar há mais de 12 meses sem sucesso. Para saber mais sobre quais fatores podem levar à infertilidade, toque aqui!