Um pólipo endometrial é qualquer formação que produz um relevo na superfície da cavidade uterina e é formada por endométrio.
Seu tamanho pode variar de milímetros a centímetros. Podem ser únicos ou múltiplos, sésseis ou pediculados, com base fina ou larga. Com o avanço dos métodos diagnósticos, a detecção dessa patologia está aumentando. Estima-se que 1% das mulheres assintomáticas e 25% das com sangramento uterino anormal a apresentem.
Convidamos você para ler o nosso artigo de hoje! Nele é possível entender um pouco sobre o endométrio, sintomas e diagnóstico dos pólipos endometriais.
Boa leitura!
O que é endométrio e qual a sua função?
O endométrio é a camada mucosa que reveste o útero internamente e o local onde ocorre implantação do embrião. Ele engrossa durante o ciclo menstrual para permitir que o embrião se implante adequadamente, iniciando, assim, a gravidez. Todo mês, se não houver gravidez, o tecido endometrial se desprende com a menstruação e é renovado.
O que acontece com o endométrio durante o ciclo menstrual?
O endométrio, camada mais interna do útero, sofre alterações ao longo do ciclo menstrual, dependendo da concentração de estrogênios e progesterona em cada fase. No início do ciclo menstrual os hormônios sexuais diminuem sua concentração e isso provoca a descamação do endométrio com a menstruação.
O endométrio ficará novamente espesso e sofrerá alterações em sua composição à medida que os estrogênios e a progesterona aumentam.
Após a ovulação, na fase lútea, o endométrio aparece trilaminar e se torna receptivo. Isso aumenta a possibilidade de implantação do embrião quando ele atinge o útero. Se a gravidez não ocorrer, os níveis hormonais diminuem, o endométrio descama novamentee um novo ciclo menstrual começa.
Principais doenças do endométrio
O endométrio desempenha um papel fundamental na fertilidade feminina, mas em alguns casos pode sofrer alterações nas mulheres durante a fase reprodutiva, provocadas por diferentes doenças:
Suspeita de pólipos endometriais — sintomas
Os pólipos endometriais podem ser assintomáticos (o que significa que não apresentam nenhum sintoma), entretanto, na maioria das vezes apresentam sangramento vaginal anormal. Para melhor distinguir entre os dois, as características do sangramento normal também são descritas.
Características de sangramento vaginal normal
O período menstrual normal é diferente para cada mulher: pode durar dias, uma semana ou mais. Outras características incluem:
Características de sangramento vaginal anormal
O sangramento vaginal não relacionado ao período menstrual normal é considerado anormal. Desconfie de pólipos endometriaisse o seu sangramento vaginal for diferente do padrão regular. Por exemplo, padrões anormais de sangramento vaginal incluem sangramento que é:
Como é feito o diagnóstico dos pólipos endometriais?
O médico pode recomendar um dos vários métodos diagnósticos para descobrir se você tem pólipos endometriais:
Tratamento e reprodução assistida
A reprodução assistida possibilita o tratamento da infertilidade quando esta persiste mesmo após a remoção dos pólipos endometriais,facilitando a fecundação do óvulo e a implantação do embrião no útero da mulher. Embora ajude principalmente casais com problemas de fertilidade, também possibilita que mulheres solteiras ou casais do mesmo sexo tenham filhos.
Entre os tratamentos de reprodução assistida mais utilizados estão a inseminação artificial e a fertilização in vitro.
Inseminação artificial (IA)
O objetivo da inseminação artificial (IA) é respeitar ao máximo o ambiente natural dos gametas, promovendo assim a fertilização. Essa técnica consiste em colocar uma amostra de sêmen, previamente preparada em laboratório, dentro do útero da paciente, visando aumentar o potencial do esperma e as oportunidades de fecundação do óvulo.
Na IA o endométrio da paciente pode ser preparado por medicamentos hormonais, garantindo maior receptividade, muitas vezesafetada pelos pólipos, resultando em falhas na implantação e abortamento.
A receptividade endometrial é um critério fundamental para o sucesso da gravidez.
Fertilização in vitro(FIV)
É uma técnica de reprodução assistida em que a fecundação é realizada in vitro. Consiste na punção de folículos e seleção de óvulos e espermatozoides posteriormente fecundados em laboratório. O embrião resultante é transferido para o útero da paciente, onde se implantará.
Na FIV, além da preparação do endométrio, o teste ERA, técnica complementar ao tratamento, possibilita a definição do período mais receptivo para realizar a transferência, a partir da análise das células do endométrio.
Existem muitas maneiras de realizar um sonhode ter filhos. Juntos encontraremos o tratamento que melhor se adapta às suas necessidades.
Agora que você esclareceu algumas dúvidas sobre o pólipos endometriais, pode compreender melhor o assunto neste texto!