Dra. Adriana de Góes | Reprodução Humana SP Menu.

Ciclo menstrual irregular: como engravidar?

O ciclo menstrual é um processo contínuo e necessário para a fertilidade feminina. Entretanto, não é incomum que mulheres apresentem um ciclo menstrual irregular, que dificulta a fecundação e, consequentemente, a gestação.

Ciclos irregulares têm características específicas que podem ser compreendidas para que o casal seja capaz de aumentar as chances de fecundação.

Neste texto, falarei sobre o ciclo menstrual irregular, quais são suas causas, sinais de ovulação e anovulação e como é possível engravidar sendo portadora dessa condição.

O que é ciclo menstrual e por que ele pode ser irregular?

O ciclo menstrual abrange as mudanças que ocorrem no organismo feminino de maneira ininterrupta e cíclica. Esse ciclo possui um período de duração de aproximadamente 28 dias durante a fase reprodutiva.

Quando o ciclo menstrual se torna irregular, a identificação do dia da ovulação é mais difícil, reduzindo assim as chances de gravidez.

Quais são as causas de um ciclo menstrual irregular?

Existem diversas causas para um ciclo menstrual irregular. As principais são:

  • Alterações hormonais;
  • Alterações alimentares;
  • Excesso de atividade física;
  • Doenças ginecológicas;
  • Estresse.

Alterações hormonais

Alterações hormonais estão entre as principais causas de um ciclo menstrual irregular. Existem patologias que promovem alteração na produção de hormônios e desregula o ciclo menstrual. As principais são:

Alterações alimentares

Alterações na alimentação, muitas vezes causadas por transtornos alimentares, como anorexia ou bulimia, ou dieta excessivamente restritiva, podem resultar em um ciclo menstrual irregular por proporcionarem falta de energia ao organismo, prejudicando a produção e a regulação hormonal, necessárias para que a mulher possa engravidar.

Excesso de atividade física

Praticar atividades físicas de maneira saudável aumenta a fertilidade tanto masculina como feminina. No entanto, atividades físicas em excesso podem causar alterações ou até mesmo suspender o ciclo menstrual.

Isso ocorre pelo fato de o excesso de atividades físicas diminuir a quantidade de gordura corporal, que é o principal substrato energético para a produção de hormônios e, com isso, causar um ciclo menstrual irregular.

Doenças ginecológicas

Doenças ginecológicas como miomas uterinos, endometriose e tumores, por exemplo, podem levar a anormalidades ovarianas e uterinas, afetando o ciclo menstrual e dificultando a ovulação, fecundação e nidação.

Estresse

Estresse, ansiedade e alterações emocionais podem interferir na produção de hormônios como cortisol e adrenalina, que agem diretamente sobre o funcionamento do ciclo menstrual, causando transtornos no ciclo.

Principais sintomas

Os principais sintomas de um ciclo irregular são:

  • Menstruação com intervalos superiores a 35 dias ou inferiores a 21 dias;
  • Perda sanguínea abundante;
  • Fluxo sanguíneo com intensidade variável de um mês para o outro;
  • Cólica intensa;
  • Alteração de composição corporal, podendo variar para mais ou para menos;
  • Irritabilidade excessiva;
  • Ausência de libido.

Sinais da ovulação no ciclo irregular

A irregularidade menstrual pode ou não ser acompanhada de ovulação. O período ovulatório, quando presente, não pode ser estimado com precisão de data em função da variabilidade do ciclo. Portanto, vale prestar atenção aos sinais de ovulação. São eles:

  • Dor no baixo ventre semelhante à uma leve pontada;
  • Muco cervical com aspecto semelhante à clara de ovo;
  • Aumento da libido;
  • Elevação da temperatura corporal.

Para confirmar a ocorrência, pode ser feito o teste de ovulação.

Anovulação pode ocorrer

Muitas vezes, o ciclo menstrual irregular é decorrente de disfunções de hormônios ovarianos, que impedem o funcionamento adequado dos ovários. Nessa circunstância, não há liberação do óvulo, o que automaticamente impede as chances de fecundação e de gravidez.

Técnicas de reprodução assistida para mulheres com ciclos irregulares

Embora o ciclo menstrual irregular possa dificultar uma gravidez, essa condição pode ser contornada pela utilização de técnicas de reprodução assistida.

Dentre as principais técnicas capazes de facilitar um processo gestacional estão a FIV e a RSP.

A FIV (fertilização in vitro), além de estimular o crescimento do óvulo, tem como objetivo realizar a coleta dos gametas masculino e feminino e proporcionar sua fecundação em ambiente controlado, no laboratório. Assim que a fecundação ocorre, o embrião é colocado no útero para que possa aderir à parede uterina e dar início à gestação.

Já a RSP consiste em induzir a maturação e liberação do óvulo com medicamentos. Em paralelo ao uso desses fármacos, são realizados exames de ultrassonografia seriada com a finalidade de avaliar o crescimento dos folículos. Assim que é identificado o período fértil, o casal é orientado a manter relações sexuais.

Ambas as técnicas têm altas taxas de sucesso e podem ser utilizadas por mulheres que apresentam ciclo menstrual irregular.

Se você possui ciclo menstrual irregular e deseja calcular seu período fértil, sugerimos a leitura desse artigo.

Veja também:
Ciclo menstrual irregular: como engravidar?

Saiba como é possível engravidar mesmo com um ciclo menstrual irregular

Leia +
E-book:
Last E-book Manual da Gestante Baixe grátis

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

  Se inscrever  
Notificação de
Scroll