Dra. Adriana de Góes | Reprodução Humana SP Menu.
Reprodução Humana

Doação de sêmen: como é feita e quando é indicada?

Quando o óvulo é fertilizado pelo espermatozoide durante o período fértil da mulher, dá-se o nome de fecundação, que é a origem da gravidez. É também conhecida como concepção e ocorre nas trompas de Falópio ou tubas uterinas.

Sabemos que nem todos os casais conseguem engravidar e isso pode acontecer por diversos fatores, tanto devido à infertilidade feminina quanto à infertilidade masculina.

Com o tempo, novos procedimentos aliados às técnicas de reprodução assistida foram surgindo e sendo aprimorados para atender a esses casais com problemas de fertilidade.

Quando a dificuldade em engravidar ocorre por problemas masculinos, o casal pode recorrer ao banco de doações de sêmen, para que os espermatozoides doados possam ser utilizados nos procedimentos de reprodução assistida, como a inseminação artificial (IA) e, principalmente, a fertilização in vitro (FIV).

Neste texto, falamos sobre a doação de sêmen, como ela é feita e quais as suas indicações.

Como é realizada a doação de sêmen?

A doação de sêmen é um processo simples, pois não envolve nenhum procedimento, além da sua coleta em laboratório.

A coleta é feita de forma simples por meio da masturbação e é realizado um tratamento no sêmen para que se retirem apenas os espermatozoides, sem os líquidos provindos da coleta.

É indicado que o doador fique de 3 a 7 dias sem relações sexuais ou masturbação antes da coleta a fim de garantir uma maior qualidade da amostra.

O homem cede seus espermatozoides para que sejam usados no tratamento de outras pessoas que não conseguem uma gestação por causa da infertilidade masculina.

Essa doação ocorre de forma totalmente anônima. Os pacientes não sabem quem foi o doador, e o doador não sabe para quem seus espermatozoides serão doados. Os pais da criança gerada são aqueles que buscaram o tratamento de reprodução assistida.

Existem bancos específicos de doação de esperma e podem ser realizados também em clínicas de reprodução assistida. A doação deve ocorrer de forma espontânea, sem remuneração ou qualquer fim lucrativo. Qualquer homem pode doar, desde que passe pelos exames e análises necessárias.

Em um primeiro momento é feita a avaliação no homem para analisar se ele está saudável, se possui bons parâmetros seminais e se atende às exigências mínimas da regulamentação do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Alguns exames são necessários, como o espermograma, que avalia o sêmen e os espermatozoides, além de um exame de sangue para identificar possíveis infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

A amostra colhida é congelada e arquivada por pelo menos três anos. As características do doador são registradas para que sejam analisadas quando forem solicitadas para uso. Geralmente o perfil é escolhido de acordo com essas características, para que haja alguma semelhança física com a família.

Quais as regras para a doação?

Existem algumas regras e normas éticas atualizadas periodicamente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), para a regulamentação da doação de sêmen e para a reprodução assistida em um contexto geral.

Em relação à doação de espermatozoides, existem algumas regras importantes a serem conhecidas, e são elas:

  • A idade máxima permitida para a realização da doação é de 50 anos;
  • É proibida a doação com caráter lucrativo ou comercial;
  • A identidade tanto dos doadores como dos receptores, deve ser mantida em sigilo total.

Essas regras de regulamentação garantem uma doação segura e com efetividade em relação ao seu objetivo principal, que é auxiliar casais que têm dificuldade para engravidar.

A regra que restringe a idade do doador foi implantada devido à qualidade dos gametas. Homens com idade superior à estipulada possuem menos chances de sucesso na FIV, não alcançando assim o seu objetivo de reprodução.

A doação de sêmen tem algumas indicações baseada nessas regras e em alguns fatores que podem causar a infertilidade do homem.

Indicações para receber a doação de sêmen

Quando o homem possui parâmetros seminais com qualidade, a primeira opção é utilizar os seus gametas na FIV. Caso não haja sucesso nessa técnica, a doação passa a ser uma possibilidade.

A doação de sêmen é indicada para homens com azoospermia (ausência total de espermatozoides no sêmen ejaculado); com espermatozoides de baixa qualidade (morfologia e motilidade); casais homoafetivos femininos ou ainda mulheres que buscam uma produção independente.

Existem riscos?

Para o homem que deseja doar sêmen, não existe risco algum e ele pode doar sem receio. Para a mulher que passará pelo procedimento de reprodução assistida, seja pela inseminação artificial ou pela FIV, existem riscos comuns a esses métodos.

Como ocorre a indução da ovulação, existe o risco da síndrome da hiperestimulação dos ovários (SHO), atualmente rara devido às medicações disponíveis para evitar esse evento.

Em ambas as técnicas existe a possibilidade da gravidez gemelar, quando é produzido mais de um óvulo na inseminação ou optado pela transferência de mais de um embrião na FIV.

Taxas de sucesso

As taxas de sucesso das técnicas de reprodução assistida variam de acordo com todos os procedimentos e os fatores que possam influenciá-las.

A inseminação artificial, por exemplo, depende da qualidade dos gametas, mas sua taxa de sucesso varia entre 18% a 20%, um valor bem inferior à FIV.

Já a fertilização in vitro (FIV), mensura sua taxa de sucesso relacionando o número de ciclos realizados com o número de nascidos vivos. Um dos principais fatores que interferem nesse processo é a idade da mulher.

De um modo geral, a FIV possui cerca de 40% de chances de sucesso e é uma das técnicas de reprodução assistida mais eficaz.

Para mais informações sobre o assunto, recomendo a leitura do texto sobre doação de sêmen aqui no site.

Veja também:
Preparo seminal e FIV: qual a importância da técnica?

Também chamado de esperma, o sêmen é um líquido viscoso, com aparência esbranquiçada e que […]

Leia +
E-book:
Last E-book Manual da Gestante Baixe grátis

Compartilhe:

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll