Pólipos endometriais são estruturas que afetam o útero, órgão do sistema reprodutor feminino importante para diversas funções do corpo feminino, como a gestação. Certas alterações podem provocar dificuldades para engravidar, por isso é importante fazer os exames de rotina e investigar possíveis doenças uterinas.
O útero é um dos órgãos mais importantes do sistema reprodutor feminino. É formado por três camadas: endométrio (camada interna do útero formada por tecido epitelial), miométrio (camada intermediária formada por tecido muscular) e perimétrio (camada externa do útero).
Os pólipos endometriais são projeções (estruturas formadas por tecido endometrial) do endométrio para o interior da cavidade uterina. Eles podem ser únicos ou múltiplos e apresentam diferentes formas e tamanhos.
Ainda não está totalmente determinada a prevalência dos pólipos uterinos, mas estudos mostram que a prevalência é de 7,8% a 34% em mulheres com sangramento uterino anormal. Os pólipos são, em quase sua totalidade, benignos, mas existem casos de malignidade em até 5% dos casos.
Alguns fatores de risco aumentam as chances de malignidade:
- Idade;
- Presença de sangramento anormal;
- Pós-menopausa;
- Nuliparidade;
- Obesidade.
Com os avanços em ultrassonografia pélvica, é possível identificar a presença de pólipos endometriais com facilidade. A avaliação da cavidade endometrial deve ser realizada com a ultrassonografia transvaginal, na primeira fase do ciclo menstrual, antecipando a ovulação, em mulheres com ciclos ovulatórios.
Neste texto, vamos mostrar quais são as causas dos pólipos, seus sintomas, os exames de investigação, como são feitos o diagnóstico e o tratamento e como lidamos com a doença no contexto da reprodução assistida.
Causas
As causas dos pólipos endometriais ainda estão em estudo, mas algumas evidências sugerem que eles podem se desenvolver:
- A partir de lesões provocadas por traumas no endométrio;
- Em decorrência de alterações hormonais;
- Devido a fatores genéticos.
Sintomas
Muitas mulheres com pólipos são assintomáticas e, por isso, eles são detectados apenas em exames de rotina.
No entanto, quando produzem sintomas, os mais comuns são:
- Sangramento anormal durante e entre as menstruações;
- Sangramento após relações sexuais;
- Ciclo menstrual irregular;
- Dor durante a menstruação (menos comum);
- Infertilidade.
Todos os sintomas devem ser investigados, principalmente porque muitas doenças apresentam sintomas semelhantes e apenas os exames complementares conseguem determinar o fator (doença) responsável por este desconforto.
Exames e diagnóstico
Os pólipos endometriais são diagnosticados com o auxílio da ultrassonografia pélvica transvaginal. Com o avanço desses exames, o diagnóstico dos pólipos tornou-se mais fácil. Isso é importante porque, diferentemente dos miomas, por exemplo, que têm uma taxa praticamente nula de malignidade, os pólipos são estruturas com maior predisposição para malignidade, principalmente em mulheres pós-menopausa.
Por essa razão, a investigação deve ser feita e o tratamento indicado o mais breve possível.
Tratamento
O tratamento é cirúrgico. É indicada a histeroscopia cirúrgica para a retirada dos pólipos e eliminação da possibilidade de malignidade.
Pólipos, infertilidade e reprodução assistida

Os pólipos endometriais podem chegar a ocupar uma parte considerável do útero e impedir tanto a passagem do espermatozoide em seu percurso até a tuba uterina para fecundar o óvulo como o desenvolvimento saudável da gestação, havendo risco de aborto.
Por essa razão, indicamos a retirada dos pólipos antes de o casal voltar a tentar engravidar, seja pelo método natural, seja com o auxílio da fertilização in vitro (FIV), técnica de alta complexidade que eleva significativamente as chances de gravidez.
Pólipo causa perda de libido?
Obrigada pela explicação foi muito útil para minhas dúvidas
Eu que agradeço por acompanhar meu blog!
Abraços Zilda!
Olá Enide,
As dores e as demais alterações físicas geradas pelos pólipos endometriais podem sim fazer com que o desejo sexual da mulher (libido) sofra alterações, levando à dificuldade em se relacionar intimamente.
É necessário acompanhamento de um especialista para analisar o caso e compreender quais são os possíveis tratamentos que podem ser implementados.
Atenciosamente,
Oque poder ser fazer quando ser tem popipo endometrial
Olá Adriane, tudo bem?
Recomendo que procure um especialista.
Atenciosamente,
Tô a um mês tomando anticoncepcional de baixa dosagem uso continuo pra parar evolução da adenomiose e pólipos mais depois que terminei a primeira cartela e iniciei a segunda tô com muita cólicas muitas mesmo igual quando era solteira e tendo escapes. A dor é insuportável
Olá Noemy,
Procure o seu médico para que ele possa avaliar e indicar o melhor tratamento para o seu caso.
Atenciosamente,
Fiz uma cirurgia e retire-o…mas voltaram e durante tratamento c anticoncepcional foi expulso durante a menstruacao
Olá Cida,
Recomendo que marque uma avaliação com especialista.
Atenciosamente,