Dra. Adriana de Góes | Reprodução Humana SP
Menu.
Procedimentos (Os procedimentos são realizados por laboratório de parceiros)
Reprodução Humana

Tratamento da varicocele e reprodução assistida

Diversas doenças e condições podem comprometer a fertilidade masculina, em qualquer idade. A varicocele é uma delas, atingindo na maioria dos casos jovens entre 12 e 13 anos. É caracterizada por uma dilatação anormal das veias do cordão espermático devido a um problema nas válvulas venosas.

As varizes dos membros inferiores, que ocorrem com maior frequência nas pernas das mulheres, acontecem da mesma forma. Em ambos os casos, a dilatação das veias provoca uma alteração no fluxo sanguíneo da região, causando sintomas como dor e inchaço.

A varicocele é uma doença que pode colocar em risco a saúde reprodutiva masculina e prejudicar a sua qualidade de vida. Neste texto, vamos mostrar como é feito o tratamento e como a reprodução assistida pode ajudar os casais com esse histórico a engravidar. Boa leitura!

Quais são os sintomas da varicocele?

O funcionamento inadequado das válvulas causa um problema na circulação sanguínea, provocando um acúmulo de sangue no local e a dilatação dos vasos. O aumento da pressão e da temperatura afeta a qualidade e a quantidade de espermatozoides, o que leva à infertilidade masculina.

Nos casos assintomáticos, que são a maioria, é descoberta após uma investigação da saúde reprodutiva do homem. Além da infertilidade, as dores e o aumento do volume dos testículos estão entre os sintomas mais frequentes da varicocele.

Como é feito o diagnóstico da varicocele?

O diagnóstico da varicocele é feito a partir do exame físico e de exames complementares, caso sejam necessários. No consultório, o profissional realiza um exame físico que consiste na palpação e na observação dos testículos. A presença de veias dilatadas, atrofia ou assimetria testicular podem indicar a presença da varicocele.

Para confirmar o diagnóstico, o médico também pode solicitar exames complementares. Os mais utilizados são o espermograma e a ultrassonografia da bolsa testicular.

A varicocele é uma doença progressiva, sendo classificada de acordo com o nível da dilatação das veias, do leve (grau I) ao grave (III). Entre eles, os níveis II e III podem colocar a fertilidade masculina em risco.

Como é o tratamento da varicocele?

O diagnóstico precoce da varicocele é muito importante para que exista maior chance de reversão e a capacidade reprodutiva do homem não seja afetada. A escolha do tratamento depende de alguns fatores, como a gravidade da doença e, principalmente, se ela está comprometendo a fertilidade do paciente.

Nos casos em que o paciente apresenta sintomas que afetam a sua qualidade de vida e fertilidade, o tratamento cirúrgico é indicado. A varicocelectomia é realizada por meio da microcirurgia subinguinal, técnica minimamente invasiva de maior taxa de sucesso e a mais utilizada atualmente.

Com o auxílio de um microscópio cirúrgico, as veias do cordão espermático que foram afetadas pela varicocele são obstruídas. Assim, o sangue passa a circular apenas nas veias saudáveis, melhorando a circulação sanguínea.

A varicocele afeta a espermatogênese e pode levar à azoospermia não obstrutiva, condição em que não são encontrados espermatozoides no sêmen devido a um problema na produção dos espermatozoides. A melhor maneira de verificar o sucesso da cirurgia é pelo espermograma, que deve ser realizado 3 meses após o procedimento.

Em quais casos a reprodução assistida é indicada?

A probabilidade de um casal saudável engravidar naturalmente é de cerca 18% por ciclo menstrual. Essa taxa diminui com o passar dos anos, pois a fertilidade da mulher diminui de forma mais acentuada a partir dos 35 anos. Além da idade, a dificuldade para engravidar pode ocorrer por fatores femininos, masculinos ou ambos.

Por isso, mesmo após a realização do tratamento da varicocele o casal ainda pode ter problemas para engravidar. Após 12 meses de tentativas, deve procurar ajuda médica para investigar a infertilidade conjugal. Caso a parceira tenha 35 anos de idade ou mais, essa busca por assistência médica deve ser antecipada para 6 meses.

Cada casal é avaliado individualmente, mas, de forma geral, a fertilização in vitro (FIV) é a técnica mais recomendada para os casos graves de infertilidade masculina. Inclusive, a correção da varicocele melhora os parâmetros seminais do paciente, aumentando as chances de sucesso do tratamento.

A fecundação na FIV é feita em laboratório a partir da coleta dos gametas do casal. Os óvulos são coletados após a fase de estimulação ovariana e indução da ovulação e o sêmen por masturbação, com posterior seleção dos espermatozoides mais capacitados pelo preparo seminal. 

No entanto, devido à azoospermia causada pela varicocele, pode ser necessário um procedimento de recuperação espermática.

TESE e a Micro-Tese são os métodos que possibilitam a retirada de espermatozoides diretamente dos testículos. Em seguida, os gametas coletados também passam pelo preparo seminal para que apenas os de maior qualidade sejam utilizados na FIV. Após a fecundação, os embriões formados ficam em observação por alguns dias antes e são transferidos ao útero da paciente.

A varicocele é uma doença conhecida pela dilatação das veias do cordão espermático que, nos casos graves, afeta a produção dos espermatozoides. O tratamento mais indicado é o cirúrgico por meio da microcirurgia subinguinal. Porém, em alguns casos, a cirurgia pode não ser suficiente para reverter a infertilidade e o casal pode recorrer à FIV para ter filhos.

Neste texto, mostramos como é feito o tratamento da varicocele e como a reprodução assistida é uma aliada para os casais que estão com dificuldade para engravidar devido a fatores masculinos graves. Para saber mais sobre outros aspectos dessa doença, toque aqui!

teste

Veja também:
O que é DIP?

A gravidez é o sonho de muitas mulheres, porém, sabemos que determinadas doenças e condições […]

Leia +
E-book:
Last E-book Manual da Gestante Baixe grátis

Compartilhe:

Deixe seu comentário
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scroll