Dra. Adriana de Góes | Reprodução Humana SP Menu.
Reprodução Humana

Transplante de útero

Atualmente, o transplante de útero é uma técnica experimental e foi realizada, pela primeira vez, no ano 2000. Contudo, essa primeira experiência evoluiu com necrose do útero após três meses da intervenção, sendo necessária sua remoção.

Posteriormente, em 2013, foi realizado o primeiro transplante uterino com êxito, na Suécia. O nascimento do primeiro bebê de útero transplantado ocorreu em setembro de 2014.

Ao contrário do transplante de outros órgãos, o útero transplantado pode ser mantido por um período de 5 anos para que as gestações sejam planejadas e alcançadas.

Posteriormente, o órgão deve ser retirado, pois não tem mais a finalidade da gravidez. Com a remoção, há uma redução total do risco de rejeição, da necessidade de medicações para inibir a reação imunológica ao órgão transplantado, assim como dos efeitos colaterais pelo uso prolongado dessas medicações imunossupressoras.

Esta técnica pode ser indicada em casos de ausência congênita do útero, de malformações uterinas (útero bicorno, unicorno, hipoplásico) e após a retirada cirúrgica do útero em mulheres que manifestam desejo de uma nova gravidez.

Há relatos de transplante uterino de doadora viva e de doadora após morte cerebral diagnosticada. Essas pesquisas estão em evidência nos países em que a cessão temporária de útero é proibida, como Suécia e França. No Brasil, em 2016, foi relatado o primeiro nascimento após transplante uterino de doadora pós-morte. Após o parto, o útero transplantado foi retirado.

No Brasil, a cessão temporária de útero é autorizada e, por esse motivo, a aplicabilidade clínica do transplante uterino é restrita.

Compartilhe:

Faça um comentário

Os comentários estão desativados.

Aborto espontâneo e aborto de repetição

Abortamento espontâneo é o nome dado ao processo de morte embrionária ou fetal não induzida, […]

Leia +

Contato

Rua do Rócio, 423 - Conjunto 1.406 Vila Olímpia | São Paulo-SP CEP 04552-000

(11) 4750-1170

(11) 99507-9291

Scroll