Dra. Adriana de Góes | Reprodução Humana SP Menu.
Reprodução Humana

Reversão de laqueadura

A reversão de laqueadura é um procedimento cirúrgico de alta complexidade que visa recuperar a fertilidade da mulher, submetida, anteriormente, à laqueadura tubária, também denominada ligadura tubária.

Na reversão da laqueadura, é feita a recanalização (reanastomose) das tubas uterinas para que o espermatozoide possa novamente ter acesso à tuba uterina e fecundar o óvulo. Contudo, essa intervenção pode não ter o êxito esperado. Em muitos casos, a paciente foi submetida à retirada da parte distal das tubas (retirada das fímbrias) durante a laqueadura e não é possível restaurar a função tubária.

Eventualmente, a reanastomose é realizada, mas as tubas uterinas evoluem com nova obstrução durante o processo cicatricial dessa cirurgia. É necessário avaliar a possibilidade desse procedimento e considerar o tratamento com fertilização in vitro (FIV), principalmente em mulheres com idade superior a 35 anos.

A laqueadura é um método definitivo de contracepção realizado em mulheres que não desejam nova gravidez. A cirurgia consiste na secção das tubas uterinas, bilateralmente.

O Brasil é um dos países com maior índice de laqueadura tubária. Essa conduta não é recomendada. Existem outras formas de contracepção não definitivas, menos agressivas e que oferecem taxas de sucesso similares. O arrependimento acontece em cerca de 30% dos casos quando a cirurgia é realizada em mulheres com idade inferior a 30 anos.

As razões mais observadas para a procura da reversão de laqueadura são:

A decisão para realizar a laqueadura deve ser ponderada e desencorajada em mulheres com idade inferior a 30 anos. Quando indicada a laqueadura, a paciente deve ter consciência da impossibilidade da reversão, em grande parte dos casos.

Neste texto, vamos abordar quais as indicações e como é feito o procedimento, sempre utilizando como referência o paralelo entre a indicação da reversão de laqueadura e da FIV.

Indicações

As indicações de reversão da laqueadura dependem principalmente dos parâmetros de fertilidade do casal ou apenas da mulher, caso ela esteja buscando a produção independente com a utilização de sêmen doado. A fertilidade do casal determina o prognóstico da reversão, quando tanto o homem como a mulher devem ser avaliados.

A avaliação do homem é feita com o espermograma. A qualidade (motilidade e morfologia) e a quantidade de espermatozoides no sêmen devem estar nos parâmetros de normalidade.

A avaliação da mulher é mais complexa, considerando a idade como principal fator prognóstico de uma nova gravidez. Se a mulher tiver mais que 35 anos, não é indicada a reversão.

Devem ser avaliados também outros fatores, como as condições dos órgãos da região pélvica, principalmente útero, tubas uterinas e ovários. A reserva ovariana deve estar preservada e ser investigada a presença de doenças.

Se houver alterações dos exames de fertilidade do casal, é indicada a FIV.

Como é feito o procedimento

A reversão de laqueadura é um procedimento cirúrgico complexo de recanalização das tubas uterinas, um processo denominado reanastomose tubária.

A reversão geralmente é feita por laparoscopia, também chamada videolaparoscopia, em virtude de ser um método que utiliza câmera e vídeo para a intervenção cirúrgica. A laparotomia também permite o acesso para esse procedimento, mas com a desvantagem de uma ampla cicatriz abdominal e pós-operatório mais desconfortável e prolongado.

Na reversão, as tubas uterinas são novamente seccionadas, retirada a cicatriz da laqueadura e unidas as bordas remanescentes das tubas. Esse processo é feito bilateralmente.

Em alguns casos, há necessidade de retirada de uma grande parte das tubas uterinas, encurtando o órgão e reduzindo a chance de sucesso de gravidez.

Outra possibilidade de redução das chances de gravidez é a formação de fibrose cicatricial, que também prejudica a passagem do óvulo e do espermatozoide.

A laparoscopia ou videolaparoscopia é uma técnica cirúrgica endoscópica, minimamente invasiva, que permite a intervenção cirúrgica de modo pouco agressivo. Através de pequenas incisões na região abdominal, são introduzidos óptica (laparoscópio) e instrumental cirúrgico especializado para a intervenção. A cirurgia é guiada por imagens projetadas em um monitor.

A laparotomia é uma técnica cirúrgica mais antiga e atualmente pouco indicada. É feita por uma incisão abdominal semelhante à de uma cesariana. A intervenção é feita diretamente, sem o auxílio de óptica.

Em ambos os casos, é realizada sob anestesia. A cirurgia tem duração aproximada de 2 horas, mas pode se estender, de acordo com a abordagem cirúrgica necessária.

O período de internação é variável conforme a recuperação da paciente, sendo, geralmente, de 3 dias. Cuidados especiais durante o pós-operatório são importantes para evitar complicações. Geralmente, é restringida a atividade física e relação sexual por cerca de 7 dias após a abordagem laparoscópica.

Um risco associado à reversão de laqueadura é a gravidez ectópica, que se caracteriza pela implantação do embrião e desenvolvimento da gravidez em outro órgão que não o útero, geralmente nas tubas uterinas. A intervenção cirúrgica afeta a morfologia das tubas e pode dificultar a movimentação do embrião até o útero, possibilitando a gravidez ectópica.

Conclusão

O processo, desde o momento que o casal opta pela reversão da laqueadura até a confirmação da gravidez, é longo e o êxito incerto.

A gravidez com o auxílio da FIV é um processo menos demorado, oferece menos riscos (por exemplo de gravidez ectópica) e a taxa de sucesso é superior.

É importante considerar que a reversão da laqueadura não assegura a gravidez e pode ser necessária a indicação de FIV.

Compartilhe:

Faça um comentário
Se inscrever
Notificação de
46 Comentários
mais antigo
o mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Jaciara Freitas
1 ano atrás

Bom dia , pfv uma informação fiz laqueadura tubária há 10 anos e qro muito fazer a reversão, tenho 46 anos casei de novo eu e meu marido temos muito desejo de ter nosso bebê, qual o valor da reversão pfv.

Admin
Dra. Adriana de Góes
1 ano atrás

Olá, Jaciara. Aos 46 anos a laqueadura tubária não deve ser revertida, e sim realizada a Fertilização In Vitro (FIV), e considerando que aos 46 anos a reserva ovariana é bastante diminuída, é preciso pensar ou considerar outros tratamentos, como a doação de óvulos.

Amanda Gonçalves
5 meses atrás

Olá tenho 29 anos e fiz tive hidrossalpinge mas o médico que me operou não me mostrou as trompas e as enfermeiras me tratavam como se eu tivesse feito laqueadura fiz a 1 e 7 messes quero reverter como faco

Admin
Dra. Adriana de Góes
4 meses atrás

Olá, Amanda! É Necessária uma avaliação médica para verificar o procedimento realizado. Casa tenha sido feito um procedimento nas tubas uterinas, podemos avaliar se é possível a reversão. Porém, no caso de hidrossalpinge não é possível pois as trompas são retiradas.

Mas de qualquer forma a gravidez é possível por meio da fertilização in vitro.

Espero ter ajudado. Obrigada por acompanhar o blog.

Elizete da silva
4 meses atrás

Oi boa noite, tenho 36 anos e a 10 anos fiz laaqeadura,posso fazer a reversão???

Admin
Dra. Adriana de Góes
4 meses atrás

Olá, Elizete!

Sim, é possível a reversão da laqueadura após os 36 anos. Contudo é necessária uma avaliação da capacidade de ovular e também a fertilidade do parceiro para decidir se a reversão é o melhor tratamento.

Jurema aparecida aristeu
4 meses atrás

Oi Boa noite sou ju tenho 35 ano médico me apertou mas não se se fui maquiada ou camarada queria pode ter ache se deus me permitir ter outro bebê será pode me ajuda por favor

Admin
Dra. Adriana de Góes
4 meses atrás

Olá, Jurema! Tudo bem?

Desculpa, não entendemos qual é sua questão, pode por favor reformular a pergunta.

Obrigada!

4 meses atrás

Fiz laqueadura 6 anos atrás eu tinha apenas 20 anos 😭 hoje sofro muito pois na época eu não queria fazer mais fui obrigada por vindo de família pobre e não tendo condições financeiras
Hoje estou em outro relacionamento e agente sofre muito por que queremos tanto ter um filho nós dois quais as chances para uma reversão da certo

Admin
Dra. Adriana de Góes
4 meses atrás

Priscila, tudo bem?

É possível fazer a reversão da laqueadura, só que é necessário fazer exames para saber a reserva ovariana atual, para ver a viabilidade de reversão ou fazer uma fertilização in vitro neste momento. De qualquer forma a gravidez é possível mesmo sendo realizada a laqueadura. 🙂

Adrielly helena de jesus
4 meses atrás

Como fasso pra fazer a reversao da cirurgia com vcs e quanto custa

Admin
Dra. Adriana de Góes
3 meses atrás

Olá, Adrielly! Tudo bem?

Para fazer a reversão de laqueadura é necessário passar em consulta para uma avaliação, e os valores da cirurgia são informados no momento da consulta.

Abraços!

Elisabete Rodrigues
4 meses atrás

Dr gostaria de saber onde posso realizar a cirurgia de reversão aqui em sp

Admin
Dra. Adriana de Góes
3 meses atrás

Oi, Elisabete! Tudo bem?

É sim possível fazer a reversão de laqueadura, só que antes é necessária uma avaliação para verificar sua capacidade de ovular, assim saberemos se vale a pena a reversão ou o indicado seja a fertilização in vitro.

Espero ter ajudado! Até breve.

Elisabete Rodrigues
4 meses atrás

Dra qual valor da cirurgia de reversão

Admin
Dra. Adriana de Góes
3 meses atrás

Elisabete,

Os valores são informados durante a consulta após realizar avaliação.

Eliane
3 meses atrás

Como saber se é amarrada o cortada pois fiz a laquiadura e o médico não.me de nenhum papel pra mim assina

Admin
Dra. Adriana de Góes
3 meses atrás
Reply to  Eliane

Olá, Eliane!

Para saber se você está laqueada é necessário fazer um exame chamado histerossalpingografia.

Atenciosamente.

Neyde
3 meses atrás

Olá Dr.Adriana a dez anos fiz uma cirurgia retirada de policistos pedi q os médicos ñ me laquiace pois eu ainda pretendia ter filhos porém nunca mais consegui engravidar como faço para saber se me laquiou?

Admin
Dra. Adriana de Góes
3 meses atrás
Reply to  Neyde

Olá, Neyde!

O exame para verificar a cirurgia de laqueadura é a histerossalpingografia. Só ele vai poder indicar se você está laqueada. Caso não esteja, será necessário agendar uma consulta para investigação da infertilidade.

Espero ter ajudado. Abraços.

Doreslene
3 meses atrás

Olá , eu fiz a laquiadura eu vi minhas trombas , tem 3 anos q eu operei estou com 33 anos,me casei de novo meu marido quer ter filhos mais não quer fertilização in vidro será q eu posso fazer a reversão ?

Admin
Dra. Adriana de Góes
3 meses atrás
Reply to  Doreslene

Olá, Doreslene!

É possível reverter a laqueadura para uma nova gravidez. Porém é necessário passar em consulta para a avaliação do casal.

Leticia Pereira
3 meses atrás

Ola Dr tenho 36 anos, há 3 anos fiz laqueadura tubária e hj estou em um novo relacionamento,ele quer muito um filho, é possivel fazer a reversão da laqueadura?

Admin
Dra. Adriana de Góes
3 meses atrás

Olá, Letícia!

É possível reverter a laqueadura ou realizar a fertilização in vitro (FIV) para uma nova gravidez. Para saber qual é o melhor tratamento é necessário passar em consulta com um especialista em reprodução assistida, para a avaliação do casal.

Mariucha
2 meses atrás

Olá boa noite me chamo mariucha tenho 34 ano
s .Fiz laqueadura tem 8 anos … a minha foi cortada e queimada .. Gostaria de saber se tem como reverter …

Admin
Dra. Adriana de Góes
2 meses atrás
Reply to  Mariucha

Olá, Mariucha!

Cada caso é um caso, são necessários alguns exames para saber se podemos fazer a reversão ou se devemos partir para a fertilização in vitro.

Alcineide Batista de Carvalho Santos
2 meses atrás

olá acabei de fazer 40 anos fiz laqueadura a 8 anos gostariam de saber se e possivel reverter.

Admin
Dra. Adriana de Góes
2 meses atrás

Olá, Alcineide!

O ideal é agendar consulta, pois são necessários exames para avaliar a possibilidade de reverter a laqueadura.

Abraços

Flavia
2 meses atrás

Olá boa noite,tenho 27 anos,fiz laqueadura tem 6 anos gostaria de saber se tem como fazer a reversão

Admin
Dra. Adriana de Góes
1 mês atrás
Reply to  Flavia

Flávia, tudo bem?

Você é jovem e a reversão pode sim ser uma opção. Mas é necessária uma avaliação para que possamos indicar qual o melhor tratamento.

Abraços, Dra. Adriana de Góes.

cleiafrancor34@gmail.com
2 meses atrás

Olá eu fiz laqueadura cortada a mais de 6 anosmédico mostrou eu tenho 36 anos e possível fazer a reversão

Admin
Dra. Adriana de Góes
1 mês atrás

Olá, Cleia.

Você pode engravidar com a reversão de laqueadura ou a fertilização in vitro. A reversão de laqueadura é indicada até os 36 anos por causa da reserva ovariana e qualidade dos óvulos.

Abraços, Dra Adriana Góes.

Monique
2 meses atrás

Qual valor aproximado para fazer uma reversão de laqueadura ?

Admin
Dra. Adriana de Góes
2 meses atrás
Reply to  Monique

Monique, Tudo bem?!

Informações sobre valores de procedimentos, favor entrar em contato pelos números:

(11) 4750-1170 (11) 99507-9291

Obrigada!

Jessica Cristina da Silva Candeo
2 meses atrás

Fiz laqueadura 6 anos atrás eu tinha apenas 22 anos 😭 hoje sofro muito pois na época eu não queria fazer mais fui obrigada por vindo de família pobre e não tendo condições financeiras
Hoje estou em outro relacionamento e agente sofre muito por que queremos tanto ter um filho nós dois quais as chances para uma reversão da certo

Responder

Admin
Dra. Adriana de Góes
1 mês atrás

Olá, Jéssica!

Quando a reversão de laqueadura é bem sucedida, as chances de gravidez chegam a 80%. Quando a qualidade dos óvulos é normal e a qualidade do semem do parceiro. Tudo isso deve ser avaliado, e caso não seja possível fazer a reversão pode recorrer a fertilização in vitro.

Abraços, Dra. Adriana de Góes

Joice N Cassiano
2 meses atrás

Boa noite, me chamo Joice, tenho 38 anos, tenho uma dúvida muito grande, quando tinha 21 para 22 anos, estava grávida de 7 meses e meu ex-marido me traiu, então decidi, que não queria ter mais filho com ele, então não sei se o médico fez laqueadura ou algum outro procedimento, pois nao vi as trompas, gostaria de saber se é possível, fazer a reversão de laqueadura?

Admin
Dra. Adriana de Góes
1 mês atrás

Joyce, tudo bem?!

São necessários exames de imagem para diagnosticar se foi feita ou não a laqueadura. Agende uma avaliação médica.

Abraços, Dra Adriana de Góes.

PRISCILA BARBOZA GONCALVES
2 meses atrás

Me chamo Priscila tenho 32 anos fiz laqueadura salpincontripsia bilateral gostaria de saber se tem como reverter fiz dia 27/11/2018 outro relacionamento sónho de outro bebê

Admin
Dra. Adriana de Góes
1 mês atrás

Olá, Priscila!


Para saber a viabilidade da reversão de laqueadura é necessária uma avaliação médica, mas pela sua idade pode recorrer a fertilização in vitro.

Abraços, Dra. Adriana de Góes.

Janete
2 meses atrás

Oi tenho 46 e gostaria muito reverte laqueadura . Estou num relacionamento novo eu quero muito dar um filho meu marido como faço e o valor tem como me falar

Admin
Dra. Adriana de Góes
1 mês atrás
Reply to  Janete

Olá, Janete!

Aos 46 anos a grande preocupação é a reserva ovariana, então nesta idade não é recomendada a reversão da laqueadura.
Então o procedimento indicado seria a fertilização in vitro. Iremos avaliar sua reserva ovariana e caso não seja possível utilizar seus óvulos podemos recorrer ao banco de óvulos.
Lembrando que após os 46 anos as chances de gravidez são reduzidas mesmo com a fertilização in vitro utilizando seus óvulos, já com os óvulos doados teremos excelentes taxas de gravidez.

Abraços, Dra. Adriana de Góes.

Ana Paula Gimenes rosa
2 meses atrás

Dr quais os riscos da conversão da laqueadura além das de qualquer cirugia e o pós operatório

Admin
Dra. Adriana de Góes
1 mês atrás

Ana Paula, tudo bem?

O risco da reversão de laqueadura é que ela não seja bem sucedida. Apesar de religar as tubas uterinas, no processo de cicatrização pode ocorrer novamente uma obstrução, e com isso inviabilizar a gestação expontânea.
Na maioria dos casos está indicada a realização da fertilização in vitro, aumentando assim as taxas de gravidez e evitando qualquer risco cirúrgico.
A recuperação de uma cirurgia de laqueadura é similar ao de uma cesária ou videolaparoscopia.

Abraços, Dra Adriana de Góes.

Olá Boa tarde eu tenho 43 anos sou laqueada a 14 anos eu queria reverter a minha laqueadura
Pois eu casei novamente e queria engravidar novamente

Admin
Dra. Adriana de Góes
1 mês atrás

Boa tarde, Shirlei.

Após os 36 anos o mais indicado seria a fertilização in vitro. Pois com o passar dos anos a qualidade e quantidade dos óvulos diminui. Agende uma consulta para que possamos discutir as possibilidades!

Abraços, Dra. Adriana de Góes

Histeroscopia cirúrgica: o que ela pode tratar?

Neste post você vai conhecer a técnica que possibilita o tratamento de diversas condições que afetam o útero. É só tocar aqui.

Leia +

Contato

Rua do Rócio, 423 - Conjunto 1.406 Vila Olímpia | São Paulo-SP CEP 04552-000

(11) 4750-1170

(11) 99507-9291

Scroll