Dra. Adriana de Góes | Reprodução Humana SP
Menu.
Procedimentos (Os procedimentos são realizados por laboratório de parceiros)
Reprodução Humana

Quantos dias dura um ciclo menstrual irregular?

Uma das formas de aumentar as chances de engravidar é conhecendo o seu ciclo menstrual e o período fértil. No entanto, a irregularidade desse intervalo pode tornar essa tarefa mais difícil deixando muitas mulheres em dúvida sobre quantos dias dura um ciclo menstrual irregular.

A frequência do ciclo menstrual é um indicador da saúde reprodutiva. Por isso, alterações podem ser sintomas de doenças ou condições que podem dificultar a gravidez.

Assim, neste texto vamos mostrar quantos dias dura um ciclo menstrual irregular e como ele se relaciona com a infertilidade feminina. Boa leitura!

O que é o ciclo menstrual?

O primeiro ciclo menstrual acontece na adolescência e marca o início da vida reprodutiva, que termina com a menopausa. É considerado regular quando tem 28 dias, mas períodos entre 21 e 35 dias também são definidos como regulares. Quando esse intervalo é maior ou menor, o ciclo menstrual é chamado de irregular.

Durante esse período de 28 dias o corpo se prepara para uma possível gravidez. Por influência hormonal, alguns folículos ovarianos se desenvolvem, mas apenas um amadurece por completo. O óvulo, o gameta feminino, se encontra dentro dele e é liberado na ovulação em direção a uma das tubas uterinas para esperar o espermatozoide, o gameta masculino. 

Para ilustrar melhor essa relação, imagine os ovários como cacho de uvas. Cada uva representa um folículo ovariano e a semente da uva, o óvulo. Assim, quanto maior o cacho de uva (ovário), maior a fertilidade feminina.

A camada interna do útero, endométrio, também fica mais espessa para receber o embrião. Se a fecundação não acontecer, descama dando origem à menstruação. Esse ciclo se repete até o fim da fase reprodutiva.

O que caracteriza um ciclo menstrual irregular?

O ciclo menstrual é considerado irregular quando ele está fora do período normal, entre 21 e 35 dias. Além disso, outros fatores são considerados para identificar um ciclo menstrual irregular, como:

  • alteração do intervalo entre um ciclo e o outro, sendo mais ou menos espaçado;
  • aumento ou diminuição do fluxo menstrual;
  • variação no número de dias da menstruação entre os ciclos.

Entre os tipos de irregularidade menstrual, a oligomenorreia e a amenorreia se destacam por estarem relacionadas com a síndrome dos ovários policísticos (SOP). A primeira é caracterizada por ciclos com mais de 35 dias e a amenorreia é a ausência da menstruação por 3 meses ou mais.

Quantos dias dura um ciclo menstrual irregular?

De forma resumida, depende. O ciclo menstrual não funciona como um reloginho todos os meses e alguns fatores podem influenciar sua duração tornando-o irregular. São definidos como irregulares os ciclos menores que 21 dias ou maiores do que 35 dias e se os intervalos variarem de mês para mês.

Ao saber quantos dias dura um ciclo menstrual irregular, você consegue ficar atenta aos sinais que indicam algo mais grave, como doenças e condições que colocam em risco a sua saúde reprodutiva.

Principais causas do ciclo menstrual irregular

Woman holding different medicines on the grey background, close-up with no face

Entre os fatores que podem causar alterações no ciclo menstrual estão:

  • doenças (SOP, miomas uterinos e endometriose), por exemplo;
  • problemas na tireoide (hipotireoidismo e o hipertireoidismo);
  • obesidade;
  • transtornos alimentares;
  • excesso de atividade física;
  • estresse;
  • mudança na pílula anticoncepcional;
  • efeito colateral de alguns medicamentos (antidepressivos e antipsicóticos).

Outra possibilidade é devido às variações hormonais que ocorrem ao longo da vida. O ciclo menstrual irregular também pode acontecer naturalmente durante os 2 primeiros anos após o início da menstruação e com a proximidade da menopausa.

Qual a relação entre o ciclo menstrual irregular e infertilidade?

Além da dúvida sobre quantos dias dura um ciclo menstrual irregular, muitas mulheres se questionam sobre a relação dessa irregularidade com a infertilidade feminina. Mas a irregularidade menstrual não é um motivo para preocupação por si só. O atraso ou o adiantamento do ciclo em alguns dias e as alterações passageiras não indicam, necessariamente, um problema de saúde.

No entanto, os casos em que o ciclo menstrual irregular acontece há mais de 3 meses e é acompanhado por outros sintomas, como dores pélvicas, alteração do fluxo menstrual e cólica intensa, devem ser investigados por um médico. A menstruação irregular é um sintoma de algumas doenças que atingem o sistema reprodutor feminino e podem dificultar a gravidez por provocar um distúrbio ovulatório.

O ciclo menstrual irregular dificulta o cálculo da ovulação, tornando menos precisa a identificação do intervalo do período fértil, quando há maior chance de gravidez, que ocorre alguns dias antes e depois da ovulação.

Além disso, a irregularidade pode causar a ausência de ovulação, dependendo de cada ciclo. O indicado é que a fertilidade conjugal seja avaliada quando o casal apresentar dificuldades para engravidar ou se presentes outros sintomas.

Diversos fatores podem causar irregularidade menstrual, como estresse, doenças, medicamentos e outros. Por isso, a resposta para quantos dias dura um ciclo menstrual irregular depende de cada organismo. Porém, ele pode ser um sintoma de algum problema, principalmente se o casal estiver com dificuldade para engravidar. Nesses casos o ideal é procurar ajuda médica.

A infertilidade pode estar relacionada a problemas femininos, masculinos ou ambos e deve ser investigada quando o casal tenta engravidar há mais de 12 meses sem sucesso. Para saber mais sobre quais fatores podem levar à infertilidade, toque aqui!

teste

Veja também:
O que é DIP?

A gravidez é o sonho de muitas mulheres, porém, sabemos que determinadas doenças e condições […]

Leia +
E-book:
Last E-book Manual da Gestante Baixe grátis

Compartilhe:

Deixe seu comentário
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scroll