Dra. Adriana de Góes | Reprodução Humana SP | WhatsApp
Dra. Adriana de Góes | Reprodução Humana SP Menu.
Reprodução Humana

Histeroscopia ambulatorial

A histeroscopia é também conhecida como vídeo-histeroscopia, por utilizar uma câmera e um monitor como recursos para aumentar a precisão da intervenção. Trata-se de uma técnica para fins diagnóstico e terapêutico.

Tanto na histeroscopia diagnóstica (ou ambulatorial) como na cirúrgica utiliza-se o histeroscópio, aparelho com um sistema óptico e uma câmera com iluminação para visualização do útero e maior precisão no procedimento cirúrgico, quando essa for a indicação.

A histeroscopia cirúrgica é feita com a paciente sob efeito de anestesia, no centro cirúrgico, com toda a infraestrutura necessária para uma cirurgia.

A histeroscopia ambulatorial pode ser realizada no consultório médico ou no laboratório, pois não requer anestesia nem internação.

Neste texto, vamos falar especificamente sobre a histeroscopia ambulatorial, suas indicações e como é realizada.

A histeroscopia diagnóstica

A histeroscopia diagnóstica é uma técnica minimamente invasiva, de baixa complexidade, que possibilita a investigação da cavidade uterina, bem como a retirada de alguns tipos de pólipos e a realização de biópsias. É possível identificar malformações, miomas, pólipos endometriais, sinéquias uterinas, endometrites, entre outras alterações, assim como fazer pequenas intervenções.

Para casos mais complexos, está indicada a histeroscopia cirúrgica.

Indicações

Na maioria dos casos, a histeroscopia é um exame complementar à ultrassonografia e à histerossalpingografia. Se esses dois exames não forem conclusivos, inicialmente, solicitamos a histeroscopia. Entretanto, há condições que justificam a solicitação imediata desse exame.

As principais indicações são:

O resultado do exame orienta a conduta terapêutica das afecções que comprometem a fertilidade da paciente.

Contraindicações

A histeroscopia não pode ser realizada:

Nesses casos, deve-se aguardar o parto e/ou o tratamento da patologia.

Como é feito o procedimento

Geralmente, o exame gera desconforto leve. Se dor mais intensa, como nos casos de canal cervical mais estreito, com dificuldade para passagem do aparelho, pode ser realizada sob anestesia.

O instrumento utilizado no exame é o histeroscópio, um instrumento com um sistema óptico e foco de luz  que, ao ser introduzido através do canal cervical do útero, permite visibilizar a cavidade uterina.

Depois da introdução do histeroscópio, o útero é preenchido com soro fisiológico para expandir o órgão e facilitar a visualização das paredes internas.

As imagens captadas pelo histeroscópio são transmitidas, em tempo real, para um monitor, em que são identificadas possíveis alterações e, se necessário, realizada a biópsia para posterior análise do material coletado. Se houver pólipos endometriais pequenos ou sinequias uterinas frouxas, o tratamento pode ser feito nessa intervenção, sem necessidade de histeroscopia cirúrgica complementar.

O exame tem duração aproximadamente de 15 minutos, mas pode ser prorrogado, dependendo da complexidade da intervenção necessária.

Não há necessidade de cuidados especiais pós-exame.

Compartilhe:

Faça um comentário
Se inscrever
Notificação de
2 Comentários
mais antigo
o mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
ELSILENE
11 meses atrás

me ajudou muito .pena que não fala dos cuidados posteriores como quanto tempo de repouso ou quando devo voltar a manter relação. tô com 7 dias e ainda dói
.

Dra. Adriana de Góes
10 meses atrás
Reply to  ELSILENE

Olá Elsilene,

Apesar da recuperação ser bastante rápida, é aconselhável descanso de pelo menos 24 horas. Em relação a atividade sexual deve ser evitada por cerca de uma semana ou até que não haja sangramento, para inibir riscos de infecção.

Atenciosamente,

Uretrite: veja os exames e diagnóstico

Considerada o último segmento das vias urinárias, a uretra representa um canal de conexão da […]

Leia +

Contato

Rua do Rócio, 423 - Conjunto 1.406 Vila Olímpia | São Paulo-SP CEP 04552-000

(11) 4750-1170

(11) 99507-9291

Scroll