A infertilidade é uma condição complexa que pode ter causas diversas. Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um problema global, afeta tanto homens quanto mulheres. Cerca de 8% dos casais ao redor do mundo apresentam, durante sua vida reprodutiva, algum problema de infertilidade.
O conhecimento do próprio corpo por vezes representa um tabu para os homens, fazendo com que não procurem um médico ao perceberem sinais que podem ser de auxílio no diagnóstico das causas de infertilidade.
É feita uma combinação de medicamentos hormonais que ajudam a estimular o crescimento dos folículos que contêm os óvulos nos ovários.
No laboratório de embriologia são identificados e selecionados os óvulos maduros e de qualidade para o congelamento.
Os óvulos selecionados são rapidamente congelados usando uma técnica chamada de vitrificação, que consiste em imersão em nitrogênio líquido em temperaturas extremamente baixas para preservá-los.
Após a seleção da doadora, a documentação é preparada para solicitar a vinda dos óvulos adquiridos do banco internacional para o laboratório.
Administração do hormônio HCG para provocar a ruptura dos folículos.
O óvulo sai do ovário e é capturado pelas tubas uterinas onde pode ser fecundado e posteriormente direcionado para o útero.
A coleta é feita no laboratório 02 horas antes da inseminação.
O sêmen deve ser analisado previamente e preparado a fim de ser depositado na cavidade uterina.